Medula Óssea - Diminuição drástica do número de candidatos à doação
- Emanuel Porangaba
- 29 de jun.
- 1 min de leitura
Atualizado: 3 de jul.
Nos últimos quinze anos testemunhamos uma redução drástica no cadastramento de potenciais doadores de medula óssea em todos os hemocentros brasileiros.
Como mostrado no gráfico a seguir, o número de candidatos a doação (pessoas que se dirigem aos hemocentros para coletar amostras para a realização de exames de histocompatibilidade) caiu de 600 mil em 2010 para pouco mais de 130 mil em 2024. Isso representa apenas cerca de 22% do total de doadores em 2010.

O que mais chama a atenção nesse índice surpreendentemente baixo de candidatos à doação de medula óssea é que, durante o mesmo período, o número de doadores de sangue se manteve praticamente inalterado, sem apresentar nenhuma redução significativa, como mostra o gráfico abaixo.

É amplamente reconhecido que a doação de amostras de sangue para testes de histocompatibilidade frequentemente acontece quando indivíduos visitam um hemocentro para doar sangue e são informados sobre a relevância da doação de medula óssea. Assim, não há uma explicação evidente para esses índices tão reduzidos.
REFERÊNCIAS:
SIA/SUS - Sistema de informações ambulatoriais do SUS
REDOME - Registro nacional de doadores de medula óssea
Comments